Eu levanto a minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos…
Malala Yousafzai
Esta aula oficina está organizada em 05 ações interrelacionadas, a partir da discussão sobre o lugar da mulher na História. A atividade proposta pode ser aplicada dentro dos conteúdos de História do Brasil para turmas de 9° ano. Prevista para ser desenvolvida em 04 aulas.
Lista de habilidades possíveis, de acordo com o ano/série
a) Conhecer a história de mulheres conquistenses.
b) Estabelecer relações no tempo – espaço da história sobre as mulheres conquistenses.
c) Refletir sobre a visibilidade do sujeito histórico Mulheres na História veiculada sobre Vitória da Conquista
a) Visibilidade feminina
b) Desigualdade de gênero
Texto impresso – Celular com acesso à internet – Papel madeira – Recortes de imagens – Tesoura – Régua – Caneta.
Ação 01: Leitura colaborativa do texto: Essas e tantas outras, como texto disparador sobre a temática A Mulher na História. Trazer através do texto a discussão sobre o protagonismo da mulher na sociedade a partir de sua atuação em diferentes tempos históricos e relacionar com a invisibilidade da mulher na História. Essa invisibilidade decorre da desigualdade de gênero.
A ESSAS E TANTAS OUTRAS…
Essas que se embrenharam mata adentro e se negaram aos colonizadores e as que colaboraram com eles, Essas que embarcaram ainda crianças e as que ultrapassaram os limites da chegada, Essas que levaram chibatadas e marcas de ferro quente e as que se revoltaram e fundaram quilombos, Essas que vieram embaladas por sonhos e as que atravessaram nos porões da escuridão, Essas que geraram filhas e filhos e as que nunca pariram, Essas que acenderam todos as espécies de velas e as que arderam nas fogueiras, Essas que lutaram com armas e as que combateram sem elas, Essas que cantaram, dançaram, pintaram e bordaram E as que só criaram empecilhos, Essas que escreveram e traduziram seus sentimentos e as que nem mesmo assinavam o nome, Essas que clamaram por conhecimento e escolas e as que derrubaram os muros com os dedos, Essas que trabalharam nos escritórios e fábricas e as que empunharam as enxadas nos campos, Essas que ocuparam ruas e praças e as que ficaram em casa, Essas que quiseram se tornar cidadãs e as que imaginaram todas votando, Essas que assumiram os lugares até então proibidos e as que elegeram as outras, Essas que cuidaram e trataram dos diferentes males e as que adoeceram por eles, Essas que alimentaram e aplacaram os vários tipos de fome e aquelas que arrumaram a mesa, Essas que atenderam, datilografaram e secretariaram e aquelas que lavaram e passaram sem conseguir atenção, Essas que se doutoraram e ensinaram e as que aprenderam com a vida, Essas que nadaram, correram e pularam e as que sustentaram a partida, Essas que não se comportaram bem e amaram de todas as maneiras e as que fizeram sem pedir licença, Essas que desafinaram o coro do destino e as que com isso abriram as alas e as asas, Essas que ficaram de fora e aquelas que ainda virão, Essas e tantas outras que existiram dentro da gente E as que viveram por nós.
Fernanda Pompeu / Érico Vital Brazil /Schuma Schumaher, Publicado no Dicionário
Mulheres do Brasil, Editora Zahar.
http://www.mulher500.org.br/wp-content/uploads/2017/06/1_A-Essas-e-tantas-outras.pdf
Ação 02: Propor aos alunos (em grupos) que façam uma pesquisa nas páginas do Instagram abaixo referência de duas mulheres conquistenses. O objetivo é selecionar uma mulher e fazer um resumo de sua história. Depois os alunos deverão montar um painel com imagens e histórias das mulheres selecionadas pelo grupo.
Material de apoio: Memória e história do Movimento de Mulheres de Vitória da Conquista: surgimento e influências. https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9495
Vitória da Conquista Histórica – @vitoriadaconquistahistorica
Exposição virtual Mulheres Conquistenses: Protagonistas da História –@museuregionaluesb
Ação 03: Exposição dos painéis pela turma com mediação da professora/professor sobre a história das mulheres conquistenses selecionadas pelos alunos. Após a exposição os alunos deverão responder as seguinte questão: Que relações podemos estabelecer entre o texto e as mulheres de Vitória da Conquista? O que se pretende reconhecer a atuação das mulheres conquistenses na história de Vitória da Conquista.
A avaliação será processual e levará em consideração o envolvimento com a atividade, a capacidade de trabalho em grupo e a capacidade de apresentação das ideias durante o processo de socialização das atividades.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
NOGUEIRA, Martha Maria Brito. Mulher Negra e empoderamento: Trajetória e memórias de Dona Dió do Acarajé na cidade de Vitória da Conquista – Bahia. (Dissertação de Mestrado) UESB.2016.
ONU MULHERES BRASIL. https://www.onumulheres.org.br/onumulheres/documentos-de-referenci
O objetivo principal dessa página é disponibilizar um material didático acessível a professores da educação básica que queiram trabalhar com temáticas de história local.
2022 – Todos os direitos reservados a Conquistória.
Desenvolvido por .devista