Índios: ele viveram aqui? Introdução aos estudos sobre os povos indígenas de Vitória da Conquista

Após a edificação da Imperial Vila da Vitória, atual Vitória da Conquista, recoloca-se em discussão a presença indígena na formação desta cidade e de sua população. Apesar de estarem
cotidianamente, em nossa alimentação, em nossos costumes, em nosso falar, os povos indígenas
que habitaram o Sertão da Ressaca, precisam ser ressuscitados anualmente para que a memória da origem desta cidade de mantenha.

Trecho do texto de Antonieta Miguel, Sertão da Ressaca: território do conflito, p. 55.

Atividade proposta pode ser aplicada dentro dos conteúdos de História do Brasil, para turmas de 6°, 7° e 8° e 9° Ano, a depender da abordagem que se pretende, adaptando-a ao conteúdo trabalhado, dentro do contexto de povos originários antes ou durante o processo de expulsão, escravização e dizimação dos povos indígenas. Esta aula oficina está organizada em 02 ações inter-relacionadas, a partir da questão disparadora, Índios: eles viveram aqui? Prevista para ser desenvolvida em 04 aulas.

  • HABILIDADES – BNCC/REFERENCIAL CURRICULAR – CURRÍCULO BAHIA

Lista de habilidades possíveis, de acordo com o ano/série


    • BNCC: 6º ano: (EF06HI05); (EF06HI08); (EF06HI14)
    • BNCC: 7º ano: (EF07HI03); (EF07HI09); (EF07HI14)
    • DCRB: 7º ano: (EF07HI02BA); (EF07HI03BA)
    • BNCC: 8º ano: (EF08HI27)
    • BNCC: 9º ano: (EF09HI05); (EF09HI07); (EF09HI26); (EF09HI36)
 
  • OBJETIVOS

a) Abordar os conteúdos sobre povos indígenas do Planalto da Conquista que produzam
contextualização para novas aprendizagens.
b) Estabelecer relações no tempo – espaço da história presente sobre indígenas e narrativas
históricas construídas sobre o tema.
c) Reconhecer a existência de povos indígenas no Planalto da Conquista.
d) Possibilitar a participação ativa do aluno no manejo do material temático proposto.

  • CONCEITOS

Conceitos a serem discutidos em sala de aula:
a) Diversidade étnico-racial.
b) Sertão da Ressaca.
c) Escravidão.

  • METODOLOGIA
    •  Recursos

a) Papel ofício,lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincéis.

    •   Estratégias de ensino

Ação 01: Presume-se que o professor/professora já tenha trabalhado com os alunos sobre os
povos nativos das Américas antes do processo de colonização. Cabe salientar que a
ocupação do extenso território pelos portugueses se deu aos poucos, e que, o movimento
para ocupação do Sertão da Ressaca se deu entre o final do século XVIII e início do século
XIX. Nesse primeiro momento o que se pretende é saber se o aluno sabe que o lugar onde
hoje é Vitória da Conquista foi ocupado por indígenas e se consegue idealizar como eles
viviam antes da ocupação. Através da pergunta disparadora: “Povos indígenas, eles viveram

aqui?”, o professor/professora pedirá para os alunos fazerem um desenho livre
demonstrando o que eles sabem sobre a existência de povos indígenas na região e como eles
viviam ou vivem.
Pergunta disparadora: Povos indígenas: eles viveram aqui?
Atividade: Produção visual com resposta do aluno sobre a pergunta disparadora. (tempo: 20
minutos)
Material de apoio: A Importância da produção visual no processo de ensino e
aprendizagem. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45898

Ação 02: Após a feitura dos desenhos e ou pinturas, o professor solicitará que os alunos mostre o desenho para turma e explique-o. Nesse momento cabe ao professor/professora fazer intervenções quanto aos elementos presentes e ausentes no desenho introduzindo a temática sobre a presença dos povos indígenas no Sertão da Ressaca. Explicar como se deu o processo de ocupação do território pelos portugueses. Esse processo de ocupação se deu pela expulsão, morte e escravidão dos povos nativos. Salientar que os indígenas que resistiram ao processo de dominação na região se deslocaram para lugares mais distantes e procuram apoio em outros grupos. Aproveitar os desenhos para explicar os grupos indígenas que aqui viviam (mongoiós, pataxós, aimorés), suas principais características bem como as diversas estratégias utilizadas por João Gonçalves da Costa na desestruturação das sociedades indígenas do Sertão da Ressaca.

Material de apoio: “No tempo dos antigos índios”: memória e identidade indígena no Planalto da Conquista em fins do Século XX e princípios do XXI.

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/40190/1/2015_art_rfoliveira.pdf

  •  AVALIAÇÃO

A avaliação é processual. Com essa atividade pretende-se identificar o conhecimento prévio dos
alunos acerca da existência de povos indígenas em Vitória da Conquista.

  •  REFERÊNCIAS

AGUIAR, Edinalva Padre et at. Ymboré, Pataxó, Kamakã. A Presença Indígena no Planalto da Conquista. Museu Regional de Vitória da Conquista/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2000 (Série Memória Conquistense).

BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino
Fundamental. Superintendência de Políticas para Educação Básica. Salvador: Secretaria da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

SOUSA, Maria Aparecida de. A Conquista do Sertão da Ressaca: povoamento e posse da terra no interior da Bahia. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2001.

OLIVEIRA, Renata Ferreira de. Índios paneleiros do planalto da conquista: do massacre e o (quase) extermínio. Salvador: Sagga, 2020.

O objetivo principal dessa página é disponibilizar um material didático acessível a professores da educação básica que queiram trabalhar com temáticas de história local.

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